Acompanhamento a Famílias

Desde cedo que o papel da família é fundamental no desenvolvimento do indivíduo.

É no contacto familiar que este adquire ferramentas fundamentais que o irão acompanhar ao longo da vida. Com o consumo de substâncias ou outros comportamentos aditivos, todos esses conhecimentos, princípios e valores são afetados e, na maioria dos casos, perdidos.

Neste sentido, a Linha d`Água pretende que o paciente se sinta não só acompanhado por uma equipa multidisciplinar, bem como capaz de reestruturar e fortalecer os laços familiares que, devido à sua dependência, se degradaram. Desta forma, durante o percurso de internamento do paciente, torna-se fundamental o apoio da família no sentido de ajudar a compreender as dificuldades inerentes a uma vida em recuperação e ainda contribuir para que esta se sinta preparada para o auxiliar nos seus futuros projetos.

A Linha d'Água proporciona um trabalho complementar e inclusivo com a família ou rede de suporte, a par do trabalho desenvolvido com o paciente, não esquecendo que fazem parte de um todo, indissociável do tratamento e recuperação de cada indivíduo.

44.jpg

O acompanhamento é iniciado aquando o primeiro contacto, prolongando-se durante o período de internamento, estendendo-se à reinserção e pós-tratamento, nomeadamente através de conferências familiares e trabalho específico de reeducação e orientação da rede de suporte, normalmente a família.